quarta-feira, 21 de março de 2012

21 De Março - Dia Internacional Da Síndrome De Down

De norte a sul do Brasil, as Apaes estão prontas para lidar com todos os tipos de deficiência.
Mas, neste mês, acontece algo muito especial.
O dia 21 é dedicado às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down.
Data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com Síndrome de Down possuem, descobertos pelo Dr. Jerome Lejeune.

Síndrome de Down
 A síndrome de Down não uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.
O material genético em excesso (localizado no par de número 21) altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras.




Ps: Algumas fotos dos "nossos" Downs no dia-a-dia de nossa Instituição.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Encontro de Formação

As Professoras da Escola de Educação Especial Raio de Luz -APAE, participaram na tarde de ontem (07/03/2012) na APAE de Panambi-RS, de um encontro de formação com a Sr.ª MARIA DE LOURDES P DE FREITAS - Psicóloga Transpessoal - CRP 07/03371.
SINERGIA E PROATIVIDADE
 
OBJETIVOS:
Despertar, ampliar, fortalecer e potencializar a sinergia, proatividade, motivação e autoestima na equipe diretiva, profissionais e colaboradores das APAEs – Região Panambi-RS, portunizando a integração e desenvolvimento de suas competências, habilidades e atitudes intra, inter e transpessoais no ambiente institucional.
PÚBLICO ALVO:
Equipe diretiva, profissionais e colaboradores das APAEs – Região Panambi-RS.
PROGRAMA:
1.     Proatividade- Atitudes e Emoções Reativas e Proativas
2.     Sinergia
3.     Ecologia Emocional
4.     Autoestima, Motivação e Entusiasmo
5.     Relações Intra, Inter e Transpessoais
6.     Comunicação e Percepção
7.     Estilos Motivacionais e Comportamentais
8.     Assertividade
9.     Resiliência
10.   Criatividade
11.   Equipes: somos todos do mesmo time
12.   Recursos Psicovivenciais - Vivenciando a Integração
METODOLOGIA:
A metodologia será interativa e vivencial com discussões e debates, com atividades práticas, dinâmicas de grupo, multimídia e exposição oral dos aspectos conceituais.
 
FACILITADORA:
MARIA DE LOURDES P DE FREITAS - Psicóloga Transpessoal - CRP 07/03371 - Psicóloga, psicoterapeuta, palestrante, consultora e professora universitária, com formação e especialização em: Espiritualidade no Trabalho: organizações humanizadas e eco-engajadas; Psicologia Transpessoal; Coordenação de Dinâmica de Grupos; Regressão de Memória: Master em Hipnose Clinica; Hipnosis y Psicoterapia Ericksonianas; Practitioner e Master na Arte de Programação Neuro-Linguística; Desenvolvimento Interpessoal; Reiki; Stress – Wellness Kinesiology; Medicina e Psicologia Ayurvédica; Coaching; Transpersonal Psychology And Trauma; EMF Balancing Technique®; Lattice Logic™; Inner Counselor. Participação e apresentação de trabalhos em Congressos nacionais e internacionais. Prêmio Top Regional 2000 – Psicóloga Mais Lembrada da Serra Gaúcha; Prêmio 36ª Noite dos Destaques do Rio Grande do Sul 2001 – Destaque Feminino como Psicóloga e Medalha Comenda Albert Sabin – Mérito área da Saúde – Sociedade Cívica Cultural Brasileira - São Paulo – SP – 2002. Ampla vivência em diversas empresas e instituições. Colaboradora do Programa Ciência e Espírito – Rádio Caxias.