quarta-feira, 14 de julho de 2010

APAE e a Inclusão de Pessoa com Deficiência Intelectual




Há 05 anos, a Escola de Educação Especial Raio de Luz- APAE de nosso município lançou o Projeto Profissionalização e Inclusão no Mercado de Trabalho, onde empresas desde município foram convidadas a abrir suas portas para a contratação de pessoas com deficiência intelectual alunos da E.E.E Raio de Luz- APAE, com o objetivo de proporcionar a estes alunos maior autonomia e o real exercício da cidadania.
Em 2005, firmamos parceria com a Prefeitura Municipal que tem ainda em seu quadro de funcionários e aluno Francisco Treulieb dos Santos.
Em 2006 a parceria foi com as Empresas Três Tentos Agroindustrial e Terra e Grão Agropecuária LTDA, com a contratação dos alunos Márcio Barden e Paulo Cezar de Jesus respectivamente.
Desde o inicio do projeto, a APAE esteve prestando suporte as parcerias para a efetiva inclusão destes alunos no mercado de trabalho que ora se abria. Hoje, após um ano de avaliação do trabalho executado, chegamos a conclusão de que esta inclusão está efetivamente concretizada. Então, no ultimo dia 08 de Julho nas dependências da APAE, estiveram reunidos as empresas parceiras, os alunos incluídos deste projeto, suas famílias e um grupo representativo da APAE para a conclusão deste trabalho com a entrega de Certificados de Aluno Incluído no Mercado de Trabalho aos alunos acima citadas, e o Certificados de Empresa Parceira de APAE ás empresas que se despiram do preconceito e aceitaram o desafio que naquele momento estávamos propondo.
A partir desta feliz experiência comprovamos que com dedicação, comprometimento e competência podemos alcançar nossos objetivos.